GDC Centro - Visita ao Buddha Eden e Grutas Mira d’Aire

Uma viagem para nos deixar maravilhados!

"Realizou-se no passado dia 19/5 mais um convívio do Nucleo Centro!

 

 
O destino foi O Buddha Eden, também conhecido como  “jardim da paz”, porque representa um lugar de muita tranquilidade e beleza onde podemos passear e apreciar arte tranquilamente em família.
 
 
A sua história surgiu como protesto perante a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, no Afeganistão em 2001, considerado um dos maiores actos de barbárie cultural.
 
 
Situado no centro do país a 70 km de Lisboa, lado a lado com vinhedos e o ar saudável do campo, o seu objectivo é dar a conhecer as várias religiões do mundo e trata-las com igual respeito.
 
 
Actualmente o Bacalhôa Buddha Eden faz parte de uma enorme quinta de vinhos, a Quinta dos Loridos. Num total de 100 hectares, cerca de 40 estão reservados a este jardim com lagos, peixes, patos, tartarugas, plantas exóticas e também enormes estátuas e muitas obras de diversos tamanhos e materiais de diferentes artistas (entre os quais Joana Vasconcelos, Alexander Calder ou Fernando Botero).
 
 
Sob a sombra de 1000 palmeiras existem mais de 200 esculturas, manadas de elefantes, tartarugas, girafas, pássaros de varia espécie… o espaço é como uma galeria em espaço aberto, com obras substituídas frequentemente, o que torna cada visita numa nova experiência. Existem também pagodes e cerca de 700 soldados de terracota pintados à mão, sendo cada um deles uma peça única. Alguns até estão enterrados, assim como acontecia há 2.200 anos. Estima-se que foram utilizados cerca de 6 mil toneladas de mármore e granito para construir esta gigante obra. Há uma enorme escadaria central, onde vários Budas dourados parecem até interagir com os visitantes. Uma curiosidade deste espaço é que as estátuas são todas feitas de terracota ou pedra portuguesa (apesar de serem esculpida na China).
 
 
Uma viagem para nos deixar maravilhados!
 
 
O nosso almoço partilhado no parque das merendas do Bom Jesus do Carvalhal, trouxe-nos como sempre momentos  de alegria e boa disposição, acompanhado das mais diversas iguarias.
 
 
Seguimos para as grutas de Mira de Aire, uma das 7 maravilhas de Portugal. Situadas na região central de Portugal entre Rio Maior, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Leiria, Ourém, Torres Novas e Alcanena, é ocupada, por serras calcárias, que constituem o maciço calcário estremenho. Dele fazem parte duas serras principais, a de Aire e dos Candeeiros.
 
 
Esta região é caracterizada por não ser atravessada por nenhum rio, já que a água das chuvas se infiltra quase completamente nas fendas da rocha em vez de escorrer pelas vertentes e originarem rios. É que, ao contrário das outras rochas, o calcário é dissolvido pela água. Esta esculpe curiosas formações desde simples rendilhado, pequenas pias, marmitas e cristas aguçadas até aos maiores pedestrais, são denominados lápiás pelos estudiosos destas regiões e são classificados de acordo com a sua origem, forma e dimensões.
 
 
As Grutas de Mira de Aire são as maiores grutas turísticas de Portugal. A sua extensão atinge já os 11kms, mas apenas 600 metros podem ser visitados turisticamente, nelas podemos observar a atuação da água das chuvas sobre o calcário. Foram Inauguradas em 1974, já receberam mais de 6 milhões de visitantes, incluindo 15% de visitas de estudo nacionais e estrangeiras, de vários escalões de ensino.
 
 
As dimensões, beleza e importância ecológica das águas subterrâneas associadas a um polje(planície) com inundações periódicas, que origina uma vasta "lagoa" em Minde, na Serra de Aire e Candeeiros, quando as condições de pluviosidade excedem os valores considerados, levaram à sua classificação como Imóvel de Interesse Público (1955) e Sitio RAMSAR (2005).
 
 
Terminamos o dia com um lanche e bebidas frescas para retemperar do esforço físico, onde se aproveitou para recordar os melhores momentos.
 
 
Regressamos às nossas casas com a questão habitual, qual o próximo evento!
 
 
Dos sócios para os sócios!"
 
 
Texto de Maria Manuela Santos
 
 
 



 

 



 

Horário:
Local:
Preço:
Ficha de inscrição:
Periodo limite de inscrição:
22-05-2018
Calendário da área