Rir, é mesmo o melhor remédio!

 

  

A pandemia trouxe-nos momentos menos positivos e sentimentos de receio, tristeza e cansaço. Nunca tínhamos passado por algo assim mas, é em situações como esta que temos que nos munir de toda a nossa energia e resiliência para procurar soluções que nos tragam momentos de alegria e ânimo.

 

Uma das ferramentas a que podemos recorrer para promover o nosso bem-estar, e que está bem ao nosso alcance, é o riso.

  

 A importância do riso

  
O riso ajuda-nos a encarar a vida de uma forma muito mais leve, descontraída e mais positiva por isso, é muito importante nas nossas vidas, sobretudo em termos de expressão emocional.
 
De acordo com a psicóloga Marta Leite, o riso leva-nos a estar e a sentirmo-nos alegres e não felizes, pois são dois estados completamente distintos. A alegria nasce dentro de nós, enquanto que a felicidade é um estado da mente.  
Com a felicidade, vivemos no passado e pensamos no futuro. Com a alegria é-nos permitido estar no momento presente, a desfrutar plenamente de tudo o que está a acontecer.  
 
Os benefícios do riso
 
Segundo Sabrina Tacconi, terapeuta do riso, o organismo precisa de 10 minutos para que o cérebro se ative, através da gargalhada, e comece a libertar substâncias químicas positivas para o nosso corpo, como por exemplo a serotonina, um antidepressivo natural, as endorfinas, que nos fazem sentir bem, as hormonas do bem-estar. Depois também faz descer o cortisol, que é a hormona do stress. Então, a partir dessa prática diária, de 10 minutos, conseguimos pôr o cérebro num estado mais positivo e o nosso organismo também funciona melhor, limpamos os pulmões [através da oxigenação], melhoramos o sistema cardiovascular e fazemos massagem interna. Portanto o riso, que parece uma coisa muito simples, e é, aporta inúmeros benefícios a todos os níveis, físico, mental e emocional, que é superimportante.
 
Para além, dos benefícios já mencionados podemos ainda destacar que:
 
• Exercita o corpo, pois relaxam-se e trabalham-se vários músculos ao mesmo tempo – uma sessão completa pode implicar o movimento de mais de 400 músculos.  
• Combate o stresse e a ansiedade  
• Aproxima-nos dos outros e promove as relações sociais e o sentido de pertença    
• Aumenta a autoestima  
• Estimula o cérebro, pois ativa o hemisfério direito do cérebro, que está relacionado com a nossa parte mais criativa, mais instintiva, intuitiva e relaxada.  
• Potencia a produtividade  

Já lhe demos muitos e bons motivos para rir. Ria em casa, sozinho ou acompanhado, o que interessa é que coloque em prática a arte do riso, pois protege o corpo e faz bem à alma.
 
 
​​
Horário:
Local:
Preço:
Ficha de inscrição:
Periodo limite de inscrição:
26-02-2021
  • Últimos Documentos
  • Não existem documentos para exibir.
Calendário da área