IRONMAN 70.3 Cascais 2019

29 de setembro!

 
29 de Setembro de 2019, seis e pouco da manhã. Aos poucos, vários elementos do GDC Fidelidade – uns para participar, outros para apoiar – começaram a afluir ao centro de Cascais para participar no IronMan 70.3 Cascais Portugal, prova de triatlo longo.
 
Muitos deles, para estarem ali, àquela hora, preparados para participar em prova tão exigente, tiveram que abandonar o descanso noturno antes das 5 da manhã, mas não foi uma noite mais curta que atenuou a dedicação e a motivação dos nossos atletas.
 
Tal como os representantes do GDC, muitos outros participantes e apoiantes convergiram gradualmente para o centro de Cascais, criando um ambiente vibrante na baía da vila, ponto em que se reuniram os atletas ultra motivados para darem início à prova. Mais do que uma prova desportiva, era bem evidente que se estava perante uma grande festa, para atletas, apoiantes e espectadores. 
 
Pouco antes das 7:30 deu-se início à prova, com a entrada no mar por parte de triatletas profissionais. De seguida, começaram a entrar os atletas amadores e, durante 30 minutos, foi tocando o sino que indicava que estava chegado o momento de mais um conjunto de atletas iniciar o seu percurso de natação.
 
Como qualquer prova de triatlo, o percurso da prova combinou natação, ciclismo e atletismo, neste caso em distâncias de 1,9km, 90,1km e 21,1km, respetivamente. No total, cada participante na prova percorreu 113,1 km, o equivalente a 70,3 milhas.
 
No total, o GCD Fidelidade participou com o Alfredo, o André, o António, o Carlos, o Filipe, a Helena, o Hugo, a Maria, o Paulo, o Ricardo, o Ricardo, o Ricardo (sim, foram 3 com o mesmo nome), o Rui, o Tomás e o Vitor, num total de 15 atletas, divididos entre 4 equipas de 3 elementos, que participaram em estafeta, e 3 corajosos que, individualmente, enfrentaram o desafio total da prova.
 
Durante toda a manhã e um pouco da tarde, viveu-se um ambiente de grande apoio entre os elementos da equipa e os familiares; durante o percurso, houve sempre uma palavra de motivação entre atletas e um incentivo extra de quem estava na assistência. E durante toda a prova, quem podia, acompanhava de forma apaixonada a evolução dos nossos participantes através da internet, em Cascais ou em casa.
 
Os objetivos para esta prova eram os seguintes, por ordem decrescente: participar, viver uma experiência inesquecível, terminar, superar-se e obter uma boa classificação.
 
Todos os objetivos foram concluídos: todos estiveram à partida e participaram, todos terminaram, todos deram o seu melhor e muitos superaram os seus melhores tempos, e, também, as classificações foram muito positivas. Quanto a ter-se vivido uma experiência inesquecível, não houve dúvidas.
 
Logo no final da prova, o cansaço dos atletas era excedido pela sua satisfação, e ao longo dos dias seguintes foram várias as demonstrações que revelaram que a emoção por ter participado nesta prova atingiu patamares muito elevados.
 
Está a emergir no Grupo Desportivo mais uma família de atletas, unidos por um entusiasmo e dedicação ao triatlo. E já começou a traçar objetivos ambiciosos para a próxima época.
 
Venham mais desafios para estes orgulhosos portadores do emblema do GDC Fidelidade.
 
Texto de Rui Esteves
 
 
Veja aqui algumas fotografias desta iniciativa.
Horário:
Local:
Preço:
Ficha de inscrição:
Periodo limite de inscrição:
09-10-2019
Calendário da área